sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Famoso ex-PY3TM (Serginho das gurinhas)

Último amplificador linear da yaesu HF/VHF

LU1MBO Carlos Alberto Mendoza (Godoy Cruz)

Comunicado Importante...VHF Passo Fundo

Ocorreu na noite de ontém, 21 de dezembro de 2011, a eleição da Diretoria Executiva definitiva para reger o GRUPO VHF PASSO FUNDO. Na oportunidade, o Presidente e fundador PU3TAM comentou sobre os feitos da Diretoria provisória, entre eles, a realização do evento que promoveu a instalação do Echolink na cidade e as tratativas para realização das provas da Labre em Passo Fundo.

Por aclamação, foram eleitos os seguintes membros:

Presidente: Flávio J. Soares (PU3SOA);
Vice-Presidente: Juan Enrique C. Silva (PY3ZAT);
Secretário: Dalvan dos Santos Oliveira;
Tesoureiro: Valter Goulart (PU3AIE).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMUNICADO

Informamos aos colegas que o Py3JGD JOAO GUILHERME DREHER  esta se restabelecendo rapidamente em Porto Alegre e que o telefone dele para contato 055-81424510 agradecemos desde já contatos de colegas.

sábado, 17 de dezembro de 2011

VK2KFJ Stevem Austrália Sydney

Operando em 23 centímetros EME WSJT, meu primeiro contato na banda de  23 centímetros EME com Bruce PY2BS no Brasil. 

Colega espanhol não foi buscar suas QSLs no Rádio Clube!

Colegas do Chile fazendo experiências com antenas.

El pasado Domingo 6 de  Noviembre, integrantes de CE3PA, Radio club Provincial Cordillera de Puente Alto, Santiago de Chile,  lograron elevar una cometa de grandes dimensiones Importada desde China, para disponer en el aire un Dipolo Long wire.
La idea les venía rondando,  era sí ,con la ayuda de este elemento podrían sostener un alambre de cobre de largas dimensiones Long Wire,  para con la ayuda de un sintonizador poder ajustar de forma satisfactoria en distintas Bandas y frecuencias y asi poder contactar otras estaciones
El resultado fue óptimo en varias bandas, logrando una buena cantidad de comunicados en 40 y 10 metros a pesar de las malas condiciones de propagación imperantes ese fin de semana.   El problema principal que produjo la cantidad de viento del Cajon del Maipo,  al sur oriente de la Capital fue que la cometa gigante cambiaba constantemente de dirección,  produciendo adicionamente severos desvanecimientos sobre todo en 10 metros.   En momentos de viento calmo,  la comunicación fue placentera y con buenas condiciones de caudal de audio.
Sin embargo, lograron QSO con gran parte de Europa destacandose un excelente QSO con una estación de Gibraltar.
El Equipamento usado fue: 
Cometa del tipo Alas Delta,
Tranceiver 706MK2G,
Antena hilo Largo,
100 Watt

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Caro Rogério,

Pedimos a gentileza ao amigo de, se possível, divulgar aos colegas radioamadores de Ibirubá que teremos provas de obtenção de certificado de radioamador e de promoção de classe a serem realizadas em uma das datas de 04, 11 ou 25 de fevereiro.

Gostaríamos de receber uma listagem preliminar com possíveis canditatos interessados em prestar as provas aqui em Passo Fundo.

Aguardo o contato do amigo,

Maiores informações em vhfpassofundo.blogspot.com

73

Mesquita

PU3TAM

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL A TODOS OS COLEGAS

o rádio hf do pu3nab

Frieza do controlador evita tragédia

 Um avião que havia acabado de decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve uma pane nos instrumentos e só conseguiu pousar em segurança após um controlador de voo guiar os pilotos até Viracopos, em Campinas. O Boeing 737-800 recém-adquirido pela Gol estava com 95 passageiros e tinha como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio. A falha do voo 1536 aconteceu na tarde de 16 de outubro, mas só foi divulgada anteontem, pelo Jornal da Globo. Segundo passageiros que estavam na aeronave, o piloto chegou a anunciar estado de emergência e disse que teria de fazer um pouso forçado.

Quando a pane começou, o piloto contatou o Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP) e disse o código internacional de emergência: "Mayday, mayday, voo 1536". Do outro lado, de frente para o radar que mostrava os aviões sobre a área de Congonhas, Guarulhos, Campo de Marte e Campinas, o controlador Ricardo Blanco, com 31 anos de profissão, respondeu ao chamado do piloto. "No começo (da gravação) estou ofegante, mas com o desenrolar da ocorrência consigo manter a calma", disse o controlador à TV Globo.

O comandante explicou que havia perdido as referências de localização, altitude e velocidade. Além disso, ele estava dentro de uma camada de nuvens, quase sem visibilidade.

Analisando as alternativas de pouso, o piloto perguntou a Blanco sobre as condições meteorológicas dos Aeroportos de Guarulhos, Galeão e Campinas. E também perguntou ao controlador se ele poderia confirmar altitude e velocidade, já que cada um de seus painéis mostrava um dado diferente, com uma diferença de 200 nós (cerca de 370 km/h).

Blanco viu pelo radar que eles estavam em altitude e velocidade seguras e informou que Viracopos tinha a melhor visibilidade. O piloto então pediu ajuda para o controlador orientar o trajeto até Campinas.

A equipe de controle de tráfego suspendeu as decolagens nos aeroportos paulistas para abrir espaço para o Boeing. Em Campinas, o piloto conseguiu ver a pista e confirmou o pouso.