segunda-feira, 29 de agosto de 2011

W9EVT GEORGE ULM


George Ulm, W9EVT nasceu na Cidade de Danzig em 1930. Em meados da década de 1930 ele se mudou para Chicago com sua família. Após a Segunda Guerra Mundial, ele produziu algumas das exposições para a primeira convenção de Radio Show na Windy City. Seu negócio mais tarde foi se expandido para feiras e convenções mundiais, como a CES em Las Vegas e Chicago. George é um veterano de guerra coreano, ensinou eletrônica no Air Corps Marinha, desenvolveu e ajudou a colocar no ar os dois primeiros repetidores de 2  metros amador no oeste mid.

George viveu no México, Europa, África e Austrália, com prefixos de radioamador associado a cada parte do mundo. No início de 1960 ele comprou uma fazenda de maçã e cereja em  Washington Island, WI. Na aposentadoria, ele decidiu levantar as antenas sobre a propriedade, em vez de fruta. Ele vive lá durante todo o ano com sua esposa, Susan, seus cães, Ivan e Bosun e um papagaio muito falante Africano chamado  Gray.

sábado, 27 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PY3DR Padre Pio José Busanello (Ijuí) (Silent Key)

Padre Pio José Busanello nasceu em Nova Treviso, então município de Julio de Castilhos, em 1904. De 28 de Fevereiro de 1932 a 1956 foi vigário da Paróquia da Natividade de Ijuí, período durante o qual fundou o Círculo Operário de Ijuí e atuou como rádio amador. Em 1956, com o título de Monsenhor, passou a exercer o cargo de chanceler da Diocese de Santa Maria, vindo a falecer em junho de 1968. Os Correios e Telégraphos deram a licença de operação de estação de radioamador para o padre Pio com as letras de chamada py3dr.No ano de 1952 o Grêmio Esportivo Gaúcho de Ijuí acertou uma excursão a cidade argentina de Oberá, na província de Missiones, todas as tratativas foram feitas através do equipamento de radioamador do Padre Pio. Com um colega argentino Padre Pio recebia as notícias do Gaúcho em terras argentinas e as repassava para a imprensa local.Padre Pio tinha sua estação de radio montada na casa canônica, Paróquia Nossa Senhora da Natividade no centro de Ijuí ao lado do cinema Serrano, sua antena, uma dipolo de 80 metros estava com uma das pontas atadas em cima da torre da igreja. Seguidamente alguém chegava correndo pedindo para o Padre Pio parar de transmitir porque estava saindo a sua voz no meio do filme que estava sendo exibido no Cinema Serrano.Padre Pio tinha um colega padre radioamador em Caxias do Sul que ele mantinha contato costumeiramente, o prefixo do colega era py3dv e padre Pio quando fazia as suas chamadas em 80 metros dizia "atenção atenção py3 Delta Rádio chamando py3 Disco Voador" o povo de Ijuí escutava em seus rádios receptores de casa os chamados "noveleiros" e diziam "acho que o padre Pio está louco, querendo falar com discos voadores!"
Em 03 de Março de 1957 o então prefeito de Ijuí Lothar Friedrich no uso de suas atribuições legais, considerando os relevantes serviços prestados os Municípios pelo Monsenhor Pio José Busanello, tanto no setor espiritual, como no temporal e, considerando o transcurso do seu jubileu no vicariato da cidade, Decreta: É declarado "Cidadão de Ijuí", o Monsenhor Pio José Busanello.

domingo, 21 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PY3DK DIETRICH CARLOS ADOLPHO KUHLMANN


Dietrich Carlos Adolpho Kuhlmann, gaúcho, natural de Ijui, nasceu em 02 de fevereiro de 1915, era casado com Hedi Scholz Kuhlmann e teve três filhos, Irene, Regina e Ricardo. Faleceu em 02 de junho de 2001, na cidade de Gramado-RS.
Depoimento de um radioamdor que foi preso.

Em junho de 1943, o Brasil, já em guerra, voltando de trem de Limeira para São Paulo, estou sentado no carro-restaurante com um colega de trabalho, quando é feita a fiscalização dos passageiros. Meu colega mostra a carteira de identidade dele, tudo bem, eu mostro a minha e recebo voz de prisão! Um vexame! Eu tento dialogar com o inspetor, indago o motivo de minha prisão, mas não recebo explicação. Ele tem ordem de prender, mas não de explicar. Meu colega, cujo crime é de estar na minha companhia, é apenas detido, não preso, como explica o inspetor. Que situação! Olhares hostis dos demais passageiros no carro-restaurante, cochichos (provavelmente “espião”, “quinta-coluna”, etc.).

Chegamos em São Paulo, somos conduzidos ao DOPS, identificados, fichados e fechados cada um em cela individual, no porão. Cela simples, não exatamente de 5 estrelas, com janela bem alta, para fora, gradeada, mas sem vidro, do outro lado, porta de grade de ferro, também uma cama turca, com cobertor fino e roto, um vaso sanitário e uma pia. Lá estou eu atônito e atordoado. Passei três dias com frio e fome, matutando sobre o porquê desta minha situação insólita. No terceiro dia sou solto, recebo meus pertences pessoais de volta e a recomendação de me apresentar aos Correios e Telégrafos (nesta altura já com “f”). Fui para o meu apartamentozinho no Centro, na Rua Aurora, era solteiro ainda, meus pais residiam em Porto Alegre, recém vindos de Ijuí e fiquei alguns dias de cama, com febre alta e uma infecção muito feia da garganta, conseqüência do “ar condicionado da minha suíte da qual acabava de sair”. O médico me curou, antibióticos não existiam porque toda a produção, estrangeira ainda, ia para os campos de batalha e seus hospitais.

Lá vou eu aos Correios e Telégrafos, na Avenida São João, esquina da Anhangabaú. O funcionário que me atende, muito gentil por sinal, chateado com o incômodo que sofri (bota incômodo nisso!), me explica que os Correios precisavam saber que destino eu tinha dado ao meu material de radiotransmissão e recepção, pois o País estava em guerra. Não sabendo o meu endereço, pediram ao DOPS que me localizasse e providenciasse meu comparecimento aos Correios. Fiz o meu depoimento, dizendo ter deixado todo o material com o meu amigo Ernesto Jorge Dreher - PY3AB, e o caso estava resolvido.

domingo, 7 de agosto de 2011

YAESU FT 101 ZD(Zeca Diabo) MARK III

Este foi o ultimo da série, já incorporado com as três bandas novas, um rádio que marcou época.